5 Dicas para a manutenção de sites WordPress

Manter um site WordPress atualizado e seguro é um desafio significativo para as empresas. Conheça nossas dicas para manutenção e evolução de sites WordPress e dados sobre esse enorme mercado para aproveitar o máximo sua plataforma.

De acordo com a pesquisa da FIESP realizada em 2023

57% das empresas no Brasil consideram a manutenção e atualização de seus sites de negócios como um dos principais desafios tecnológicos enfrentados atualmente.

Além disso, um relatório da CNI aponta que

“63% das empresas industriais brasileiras enfrentam dificuldades na manutenção e atualização regular de seus sites corporativos.”

Os prejuízos da falta de manutenção em um site WordPress são enormes. Podendo levar a perda de usuários, leads e até prejuízos financeiros. Isso porque o WordPress trabalha com diversos plugins de terceiros que sofrem atualizações constantes e precisam estar sempre monitorados.

Na Ex.id já testemunhamos empresas que ficaram meses com o site fora do ar até resolverem nos contatar para recuperá-lo sofrendo prejuízos severos neste período, devido à falta de manutenção.

A falta de manutenção em sites wordpress, pode gerar perda de negócios silenciosos, como observamos em por exemplo, uma empresa, líder de um segmento industrial que estava há meses sem receber leads, pois seu formulário perdeu a configuração devido a falta de manutenção e monitoramento adequado.

Um estudo da Forrester Research revelou que empresas B2B podem perder até US$ 5.600 (cerca de R$ 28 mil reais) por minuto de inatividade do site.

O Prejuízo também se alastra na imagem da empresa e na relação com o consumidor, devido à experiência frustrada do usuário na plataforma da marca.

Uma pesquisa da Clutch mostrou que 70% dos consumidores dizem que a experiência online influencia sua percepção da marca. Outro estudo da Forrester Research indicou que 44% dos consumidores que visitam um site com problemas de desempenho não retornam.

 70% dos consumidores dizem que a experiência online influencia sua percepção da marca

O prejuízo causado por um site WordPress fora do ar pode ser significativo, variando conforme o tipo de site, seu público-alvo e o tipo de problema que ele enfrenta.

O ideal é ter uma equipe ou empresa monitorando o desempenho do seu site WordPress e os resultados dos esforços da empresa que envolvam esta plataforma, sejam eles esforços de vendas ou de marketing.

Na Ex.id trabalhando a mais de 20 anos construindo sites em diversas plataformas incluído o WordPress, separamos as principais dicas para manter sua plataforma de negócios sempre em bom funcionamento evitando perder oportunidades.

blog-exid-ilustra-manutencao-de-sites-wordpress
Copyright– Imagens criadas pela Ex.id em 2024 – Adobe Stocks

5 Dicas para a manutenção de sites wordpress

1 – Mantenha um diagnóstico periódico de seu site

Estabeleça métricas de desempenho para seu site (KPIs), realize as instalações e integrações necessárias para acessar estes dados de forma simples e contínua e acompanhe semanalmente.

Com os dados de desempenhos em mãos será mais fácil identificar possíveis quedas de desempenho e perceber inconsistências na plataforma, minimizando assim possíveis perdas de negócios. Possibilitará também a correção de erros ou o acionamento de sua equipe de suporte.

Além disso, estes dados servirão para priorizar investimentos nos esforços que mais trazem resultados para sua empresa.

Na Ex.id oferecemos um dashboard de B.I alimentado com as principais métricas de desempenhos das ações digitais de nossos clientes incluindo dados comportamentais e de estabilidade e website, além da manutenção periódica que garante esta estabilidade.

2 – Mantenha seu web site atualizado

A falta de atualização do site pode ser considerada o principal motivo de perda de dados, de negócios e de invasões a sites WordPress. Isso porque os diversos componentes conectados ao site podem conter brechas de seguranças, que normalmente são identificadas pela comunidade e fabricantes e sanado por meio de atualizações. Estas atualizações não só corrigem vulnerabilidades como também oferecem novas funcionalidades e melhorias de desempenho, contribuindo para a segurança e eficiência do site.

3 – Efetue backups periódicos

Dependendo da periodicidade de atualização de seu site, estes backups precisam ser diários. Confie esta importante tarefa a uma equipe confiável, experiente que esteja apta e treinada para a função. Pois, apesar de parecer simples, um mero descuido neste processo pode colocar tudo a perder. Já testemunhamos casos em que o arquivo do backup estava corrompido e meses de atualizações foram perdidos.

4 – Segurança

A segurança do WordPress começa na instalação. Uma instalação bem feita previne diversos problemas de segurança. Certifique-se que sua equipe seguiu as melhores práticas e tem recursos de mitigação em caso de falhas. 

  • Use serviços de segurança confiável para proteger seu site contra ataques.
  • Mantenha senhas fortes e exclusivas para todas as contas do seu site.
  • Implemente medidas de autenticação de dois fatores para maior segurança.
  • Monitore seu site regularmente para detectar atividades suspeitas.

5 – Inovação e tecnologia

De acordo com estatísticas recentes, estima-se que mais de 75 milhões de sites utilizam o WordPress como plataforma de gerenciamento de conteúdo (CMS). Isso representa cerca de 43% de todos os sites na internet. 

Para 2024, espera-se que o WordPress continue a crescer, com previsões otimistas indicando um aumento de até 20% na sua participação de mercado.

Participação do CMS WordPress no mercado global de sites

artigo-manutencao-de-sites-wordpress-exid-pesquisa-CMS-mais-utilizado
Fonte – w3techs.com

Este crescimento atrai muito investimento e novas tecnologias para o WordPress. Por isso, existe uma grande chance de não estar aproveitando todo o potencial de seu site em WordPress e ignorando as novas tendências e tecnologias. 

Aproveite o máximo de seu site WordPress

A integração de inteligência artificial e ferramentas de automação de processos, por exemplo, tem um potencial enorme de diminuir seus custos com marketing, vendas e atendimento ao público e aumento sensível de resultados.

Estudos indicam que a inteligência artificial pode reduzir custos operacionais em até 45% e  aumentar a receita das empresas em até 15%.

Se sua empresa ainda não está usando estes e outros novos recursos disponíveis para o WordPress, está deixando dinheiro na mesa.

A Ex.id pode te ajudar a atualizar seu site WordPress, utilizar as novas ferramentas e tecnologias, reduzindo seus custos e melhorando sua produtividade e receita com segurança e experiência única de quem é pioneiro neste mercado.

Podemos integrar o ChatGPT em seu WordPress usando uma base de dados própria e customizável sobre seus produtos e serviços para atender seus clientes de forma personalizada e inteligente, por exemplo, entre diversa outras novas funcionalidades que podemos implementar em um framework sustentável de gestão da plataforma WordPress.

Se quiser saber mais sobre inteligência artificial utilizada no marketing digital, confira este artigo sobre IA Generativa no marketing.

Converse agora mesmo com um consultor e receba um diagnóstico grátis sobre sua plataforma WordPress. Comece agora a revolucionar o seu negócio.